domingo, 1 de julho de 2007

CONSTRUINDO RELAÇÕES VIRTUAIS / REAIS


Acho q n fatores foram os responsáveis por as pessoas começarem a usar a net cada vez mais como uma forma de poderem serem ouvidas, e por q não dizer até mesmo vistas , como se uma sala de bate papo ou o orkut funcionasse como um grande salão de festas virtual .
Antigamente poucos podiam se dar ao luxo de terem fotos digitalizadas e por isso o contato se dava apenas através mesmo de palavras tecladas e nesse contexto a aparencia de uma pessoa era o q menos importava , muitos viajavam na fantasia e criavam verdadeiros personagens dignos dos melhores romances e contos de fadas. Mas o engraçado é q poucos nessa época usavam a NET como uma ponte pra se conhecer alguém, era mais um escape pra atribulações, um local pra se jogar conversa fora e brincar. Mas a medida q a coisa foi ficando mais ampla e acessível a todos e fatores como violência e a solidão das grandes cidades se juntaram , foi possível observar uma mudança de comportamento no internauta.
O internauta moderno hj encontrado em salas de bate papo , msn, orkut e outros similares entra com a nítida intenção de socializar. Até mesmo no crescimento de verdadeiras agencias de relacionamentos on line podemos observar essa mudança de padrão. Com isso houve tb a mudanção no pérfil do usuário de internet, ele passou a se expor mais , ganhou nome e rosto. Mas não creio q essa exposição tenha sido algo ruim se levarmos em conta o número de relacionamentos q disso resultou, amizades, namoros e até mesmo casamentos. Acho q como tudo na vida essa exposição tem o seus dois lados, o positivo e o negativo mas todos os lados dependem não do computador e sim das pessoas q se encontram do outro lado. Se levarmos em conta q são pessoas reais com sentimentos tb reais fica meio q sem lógica usar o termo de virtual nos relacionamentos construídos pela internet, acho q como os relacionamentos q encontramos aqui no dito mundo real, o q podemos observar é q existem vários tipos de pessoas e várias vontades ora similares ora não. Quem de nós nunca se supreendeu com alguma atitude de alguém próximo q pensava q conhecia super bem? Nos surpreendemos até com atitudes nossas q temos as vezes quanto mais com a de outra pessoa não é mesmo? Isso sem q necessáriamente ela seja mentirosa ou falsa, apenas as coisas acontecem sem q possamos as vezes prever, o mundo é isso uma incognita e talvez seja essa uma das maiores belezas da vida, o não saber o q nos reserva o momento seguinte, tudo é um mistério q só descobrimos vivendo. Só sei q virtual e real pra mim quando estou atrás do meu pc não possuem diferenças, não procuro transmitir ser o q não sou e nem procuro nas pessoas q conheço aqui q elas sejam conforme a minha espectativa pede, aceito- as como são. Posso dizer q se fui tola alguma vez em algum desses relacionamentos, amizades ou não, isso foi um risco ao qual eu me permiti e q certamente teria acontecido tb fora daqui.
Só sei q graças a essa dita exposição eu tive a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas q dificilmente teriam cruzado meu caminho se não fosse a net, pessoas das mais diversas origens e cidades, pessoas com as quais divido meu dia a dia, minhas alegrias, medos, angustias, incertezas e sonhos e q algumas já tive o prazer de poder abraçar pessoalmente e outras q ainda espero poder , por isso não tenho medo de me expor não, expor pensamentos e emoções contanto q sejam verdadeiros, mesmo q de errado não tenho medo de expor o q sinto, de chorar, de quebrar a cara, de sorrir , de berrar, de me irritar, de amar e mostrar o q me vai pela alma e se alguém não quiser ver q feche os olhos e pronto.