sábado, 3 de novembro de 2007



Explanando aqui uma frase q escutei , só não lembro agora quem disse , sobre todo filme acabar se tornando um documentário podemos observar q se levarmos em conta a época em q foi produzido, seus artistas, suas músicas,seu enredo e a parte de recursos e efeitos especiais q encontramos nele, podemos sim documentar uma época. Levando em consideração por exemplo Steven Spielberg que marcou uma geração com seus filmes podemos observar bem o q citei acima.
Me lembro até hj com a mesma emoção juvenil de quando assisti De volta pro Futuro I, II e III, e com q maestria Steven Spielberg conseguiu entrelaçar os três filmes sem perder o fio da meada, dando uma continuidade q não deixasse interrogações e ao mesmo tempo fizesse q quem não acompanhou algum dos filmes anteriores não se sentisse perdido durante todo o filme, pois eram histórias independentes uma das outras porém sem com isso haver uma ruptura na construção da história anterior, houve uma preocupação muito grande nesse sentido e a trama da história no total foi muito bem preservada.Mas q ligação teria entre esses filmes e meu comentário sobre todo filme ser um documentário alguém poderia perguntar. Pois bem naquela época os efeitos especiais eram bem mais pobres em recursos do q os atuais e muito tinha q ser usado de improvisação para realizar algumas cenas, fora q essa escassez foi q possibilitou q novos recursos fossem pesquisados para poderem suprir esse mercado de filmes de ficção.
O cinema marcou com certeza sua história ao longo dos anos e não só trazendo lazer e divertimento. Ainda me lembro quando pequena de ir ao cinema e assistir antes do filmes jornais e documentários muito interessantes q em muito me despertaram a curiosidade.
Aqui mesmo no Brasil desde as primeiras películas de filmes de 8mm até os dias de hj podemos notar uma evolução extraordinária em qualidade o q não ocorria anos atrás podendo até dizer q o cinema nacional renasceu a partir do fim da ditadura e se fortaleceu com a liberdade de expressão. Se tomarmos os filmes produzidos aqui nos anos 60 do Cinema Novo e do cineasta Gláuber Rocha, citando como exemplo Terra em Transe e O pagador de Promessas, podemos encontrar sem dúvidas uma época dourada do cinema nacional, mas já nas décadas de 70 na época da ditadura e repressão poderemos verificar q na sua maioria as pornochanchadas eram q imperavam em nossas telas e q foi a partir do fim da ditadura q nosso cinema pode resgatar as suas origens com liberdade de expressão e retratar a nossa realidade e a nossa riqueza cultural tão heterogênea, por isso podemos sim afirmar q o todo filme é um documentário da época em q foi produzido.