segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Carnaval 2008


Mais um carnaval se passou e o q pude perceber é q pouca coisa mudou. Há exatos 5 anos atrás eu passei carnaval em Arraial do Cabo, meu primeiro carnaval descasada e primeira vez q fiquei dez dias longe do meu filho. Me recordo q me senti estranha em meio à aquela massa humana cheia de foliões q só tinham como preocupação ir a praia e se divertir, dormir nem era prioridade,era como se o sono comece um tempo q poderia ser melhor utilizado vivendo e não dormindo. Chegava a ser engraçado ver a euforia presente em cada rosto, os sinais do corpo com a linguagem da paquera no jeito de sorrir e olhar displicentemente ao redor mas na verdade procurando um alguém sempre, a garotada em sua maioria composta por pessoas na faixa etária entre 15 e 30 anos e eu me sentindo matusalém ali no alge dos meus 37 anos de idade, chegava a ser hilário e muitas vezes devo mesmo ter arregalado o olho de espanto com certeza. E agora cinco anos depois volto eu ao mesmo cenário com a diferença apenas de não estar com um bando de amigas e sim com minha família, mas mesmo assim sai com minhas sobrinhas e o q percebi é q continuei me sentindo um peixe exótico lançado num aquário cheio de refletores onde todos os outros peixinhos tinham em comum a vontade enorme de aproveitar cada dia como se fosse o último e onde dormir era um sacrilégio.
Bem até q não foi de todo ruim ser considerada uma coroa linda como me disseram , fez bem ao ego escutar isso de bocas no mínimo mais novas q eu pelo menos uns 15 anos, mas ao mesmo tempo q me diverti observando a garotada, reflexo dessa juventude meio sem limites q temos hj, me perguntei aonde será q estavam as pessoas de minha faixa etária, o q será q elas estariam fazendo nesse carnaval e aonde q eu não consegui encontrá-las. Será q quarentões não brincam mais o carnaval e fazem retiro espiritual talvez e eu esteja totalmente mal informada? Ou será q apenas ficam em casa assistindo desfiles de escola de samba ou os bailes pela TV? Sinceramente preciso descobrir a resposta para me atualizar e quem sabe ano q vem ir brincar meu carnaval lá tb contanto q não seja um retiro, posso não ser adepta do viva o hj pq só ele q lhe resta mas tb não cheguei ao ponto de dizer: oba quatro dias pra ficar em casa e engordar a base de pizzas e pipoca em frente a tv.
Adoro carnaval, essa festa colorida e cheia de alegria, gosto dos blocos, das fantasias engraçadas as vezes verdadeira obras prima de sátira, espelho de um povo bem humorado q tira as vezes da tristeza ou do abominável tiradas bem humoradas q criticam com seu deboche políticos, personagens de histórias, novelas, etc. E é isso q o carnaval é, uma verdadeira demonstração de arte popular e criatividade, a festa do povo pro povo não importa a qual classe social se pertença são 4 dias de folia e alegria q só se acabam mesmo na quarta -feira de cinzas.

Um comentário:

José Vasconcellos disse...

Voce podia explicar melhor???...rs..rs..rs
Este texto esta muito resumido...hehehe
Muito bom....

Bjos